Comitê dos Jogos de Toronto, Fundação Agitos e CPB/APB promovem workshops para técnicos e classificadores

APB

 

Fonte: CPB

O Comitê Organizador dos Jogos Parapan-Americanos de Toronto-2015, junto com a Fundação Agitos (IPC), em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro e a Academia Paralímpica Brasileira, estão promovendo workshops no Brasil, em abril, para elevar o Movimento Parlímpico. Ao todo, serão seis cursos (três para técnicos e três para classificadores) com o objetivo de reforçar o conhecimento dos profissionais que trabalham com os atletas e, assim, melhorar o desenvolvimento do esporte nas Américas.

Para os workshops de técnicos, os cursos serão para atletismo (ministrado em inglês), natação e goalball. Para classificadores, serão cursos para classificação funcional de deficiência física para atletismo (ministrado em inglês) e natação (ministrado em espanhol), além das aulas para classificação visual (ministradas em português). Todos os workshops serão realizados entre os dias 17 e 21 de abril (veja tabela com as datas de cada curso abaixo), em São Paulo.

São quatro vagas para cada curso oferecido, e, por isso, há critérios de seleção para a participação. Para os workshops de técnicos, o candidato precisa ser formado em educação física e ter registro no CREF, ter experiência comprovada em treinamento de atletas com e sem deficiência, e forte entendimento no esporte paralímpico. Para os classificadores, também é exigido experiência comprovada de trabalho com deficientes, além do entendimento em esporte paralímpico. Candidatos a classificadores de deficiência visual devem, obrigatoriamente, ser oftalmologistas certificados. É preferível que, para a classificação funcional, os interessados sejam formados em medicina, fisioterapia ou ter certificado de técnico em ciência do esporte ou educação física.

Além dos certificados e diplomas exigidos, é necessário que os candidatos tenham conhecimento na língua inglesa e espanhola, tendo em vista que alguns dos palestrantes são estrangeiros.

As inscrições podem ser feitas até o dia 14 de março. Para isso, o interessado precisa preencher o formulário anexo e enviar para jacqueline@cpb.org.br. O endereço de e-mail também pode ser utilizado para quaisquer dúvidas sobre os workshops.

Cursos para técnicos
– Natação: 17 e 18 de abril (curso em português)
– Atletismo: 18 a 20 de abril (curso em inglês)
– Goalball: 19 e 20 de abril (curso em portugês)

Cursos para classificadores
– Classificação funcional em atletismo: 18 a 20 de abril (curso em inglês)
– Classificação funcional em natação: 19 e 20 de abril (curso em espanhol)
– Classificação visual: 20 e 21 de abril (curso em português)

Comunicação CPB – (imprensa@cpb.org.br)
Daniel Brito
Ezequiel Trancoso (estagiário)
Nádia Medeiros
Rafael Moura
Thiago Rizerio

0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *